quarta-feira, 8 de setembro de 2010

História do Microscópio

Segundo a histório quem inventou o primeiro Microscópio foi Hans Jassen e seu filho Zacharias em 1590, que eram holandeses fabricantes de óculos. Seu microscópio possuia apenas uma lente, esta descoberta foi com base no telescópio de Galileu, aonde eles perceberam que ao se inverter a lente de visão poderiam ampliar as coisas. Mas nesta época era usado apenas como diversão, para observações de pequenas estruturas.
Acredita-se que foi  Antonie van Leeuwenhoek quem utilizou o microscópio para observar material biológico, com isso foi o primeiro a observar as células, as primeiras a serem vistas foram os glóbulos vermelhos, presentes no sangue,  mas na época acreditava-se que somente o sangue era constituido de pequenas estruturas, e assim não foi reconhecido célula. Somente quando o cientista Robert Hooke em 1663 estudava a cortiça, que ele denominou aquelas pequenas cavidades o nome de célula. A partir daí que surgiram muitos trabalhos falando sobre essas pequenas estruturas, principalmente as vegetais.
Então podemos observar que cada vez mais a história da microscopia avançou junto de outras ciências como citologia e histologia, e cada vez mais as tecnologias foram aperfeiçoadas, vindo a microscopia óptica e a eletrônica.

Microscópi de Hans Jassen



cerebromente.org.br



Microscópio de Antonie van Leeuwenhoek

microbiovirtual.blogspot.com





Microscópio de Robert Hooke 

baby-fazendodiferenca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário