sábado, 18 de setembro de 2010

Célula

Como vocês puderam observar nas postagens anteriores, eu mostrei uma célula vegetal, do catafilo da cebola, e uma célula animal, da mucosa oral, hoje quero apresentar para vocês aqui a definição do conceito Célula,e as diferenças celulares que existem.
O conceito célula, como dito anteriormente foi determinado por Robert Hooke, e representa a menor porção de matéria viva, são as menores unidades funcionais de todos seres vivos. Os organismos multiplicam-se e reproduzem-se através das células.
Dentro da classificação celular temos 2 tipos: células procariontes e eucariontes.
As células procariontes, são as mais primitivas, e o grupo de seres que possui esse tipo de organização celular são as bactérias. Esse tipo de célula é bem simples, não possui núcleo e a única organela presente é o ribossomo, tem citoplasma e membrana plasmática e algumas apresentam uma cápsula de proteção e também alguns flagelos para locomoção.
Já as células eucariontes podem ser animais ou vegetais, possuindo também suas diferenças.
Células animais tem citoplasma, membrana plasmática, ribossomos, complexos golgienses, retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, mitocôndrias, lisossomos, peroxissomos, centríolos, determinados de organelas celulares e o núcleo. As vegetais possuem as mesmas organelas citadas na animal, com exceção dos centríolos, e possuem algumas organelas a mais, como vacúolo, plastídeos e a parede celular.
Nas próximas postagens irei falar das funções de cada organela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário