domingo, 7 de novembro de 2010

Núcleo Celular

O núcleo celular controla todas as atividades celulares. É aonde ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA. Podemos observar que o núcleo possui estruturas próprias como:
Carioteca
Também chamada de membrana nuclear, é um envoltório que engloba o núcleo.
Nucleoplasma
Fluido presente no núcleo, igual ao citoplasma
Histonas
Proteínas responsáveis pela organização do material genético.
Nucléolo
Responsável pela produção de ribossomos.
E no núcleo encontramos o material genético, que pode estar na forma de Cromatina, que consiste no DNA enrolado de uma forma mais “solta” ou na forma de cromossomo, que é sua forma mais condensada e que conhecemos na forma de X.

Foto de microscopia eletrônica do núcleo de uma célula.


Organelas : Centríolos

Cada célula possui um par de centríolos, próximo ao núcleo. Estão perpendiculares um ao outro e atuam diretamente na divisão celular. São constituídos de microtúbulos.

Esquema de um centríolo, a disposição dos microtubulos.

Foto de microscopia eletrônica de um centríolo na célula.

Organelas : Peroxissomos

Organela de extrema importância para o nosso organismo, porque faz uma limpeza intracelular, desintoxicando. Neutraliza várias substâncias altamente tóxicas como peróxido de hidrogênio.
Foto de microscopia eletrônica  de um peroxissomo.


Organelas : Lisossomo

Os lisossomos são formados a partir da fusão de uma vesícula (pinossomo ou fagossomo, produtos da pinocitose ou fagocitose) ou uma organela “morta” com um endossomo. É repleto de enzimas digestivas, e são envolvidos por uma membrana lipoprotéica.
Sua função é fazer a digestão intra-celular.
Esta foto mostra a microscopia eletrônica de um lisossomo.

Neste esquema podemos observar as funcções não só do lisossomo, mas também dos retículos endoplasmáticos e do complexo golgiense.

Organelas : Complexo Golgiense

Organela  antes chamada de Complexo de Golgi é responsável por fazer melhorias em algumas substâncias, como adicionar íons em proteínas e lipídios, armazenar estas substâncias e depois secretá-las quando necessário.
É constituído de uma série de vesículas achatadas e empilhadas, e também vesículas circulares preenchidas com enzimas, chamadas de endossomos que se desprendem do complexo para formar os lisossomos, que serão vistos a seguir.

Podemos observar na imagem um esquema da organela junto a uma foto de microscopia eletrônica que ilustra a estrutura do complexo Golgiense.

Organelas : Ribossomos

Organela responsável pela síntese protéica, existem os ribossomos aderidos, que estão no Retículo Endoplasmático Rugoso, que produz as proteínas que serão levadas para fora da célula, e os ribossomos livres que estão emersos no citoplasma e produzem proteínas para serem utilizadas dentro da célula.
Foto de microscopia eletronica de Ribossomos.



Foto de microscopia mostrando a fita proteica sendo formada, junto a um esquema didático.

Organelas : Retículo Endoplasmático

Esta organela apresenta dois tipos: Retículo Endoplasmático Liso e o Retículo Endoplasmático Rugoso. Os dois retículos estão interligados e localizados próximo ao núcleo.

Na imagem podemos observar um esquema dos dois retículos, aonde o rugoso esta mais próximo ao núcleo e com ribossomos aderidos a sua parede e o liso mais externo, sem ribossomos.

R.E.L (retículo endoplasmático liso)
É responsável principalmente por transportar substâncias, como proteína e também serve como depósito de cálcio.
R.E.R (retículo endoplasmático rugoso)
Tem como função transportar e produzir proteínas, porque possui ribossomos aderidos a sua superfície, mas estas proteínas só são utilizadas fora da célula.
Na imagem A observamos a foto de microscopia eletrônica do R.E.R e na foto B a do R.E.L.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Organelas : Mitocôndria

Organela responsavel pela respiração celular que gera energia para célula, o ATP (adenina trifosfato).
Esta presenta somente nas células eucarióticas dos animais e dos vegetais, as células procarióticas não possuem esta organela.
A mitocôndria é estruturada por uma membrana externa e uma interna, apresenta uma matriz mitocôndrial formada por invaginações da membrana interna.


Acredita-se que esta organela surgiu da simbiose de células procarióticas com bactérias, esta teoria pode ser comprovada porque a mitocôndria é uma organela que possui DNA próprio, diferente do que esta presente no núcleo celular, é chamado de DNA Mitocôndrial.
A mitocôndria para produzir energia faz uma reação química.

Durante o seu metabolismo a mitocôndria libera radicais livres, que em excesso é tóxico para o organismo. A quantidade de radicais livres varia de acordo com a alimentação do indivíduo.

Na foto acima podemos observar uma mitocôndria em microscopia eletrônica. Pode-se observar bem a matriz mitocondrial e as cristas mitocôndriais.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Organelas - Citoplasma

O citoplasma esta presente em todas as células, procariontes como eucariontes, ela preenche os espaços vazios, é o conteudo interno da célula, aonde as organelas estão mergulhadas.
No citoplasma temos água, aminoácidos, monossacarídeos, dissacarídeos, sais ...
Na foto acima podemos visualizar uma foto da mucosa oral, aonde podemos observar bem o citoplasma, os pontos roxos mais escuros imersos no citoplasma são as outras organelas.

Inserido no citoplasma podemos observar o citoesqueleto, que é uma rede complexa de filamentos de proteina que trabalham na divisão celular, crescimento e diferenciação das células.



Nas fotos acima podemos visualizar as fibras proteicas do citoesqueleto.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Organelas : Membrana Plasmática

Agora iremos começar a ver as organelas. Hoje iremos conversar sobre a Membrana Plasmática, ou também conhecida como Membrana Celular ou Membrana Citoplasmática. Esta é uma estrutura presente em todas as células, procariontes, as mais simples ou eucariontes, que são mais complexas.
As funções da membrana são:

° Permeabilidade, que controla entrada e saida de substâncias na célula.
° Transporte.
° Proteção.

A membrana é formada por lípidios (gorduras, como colesterol) e proteínas.


A foto acima mostra a membrana plasmática de uma célula, esta sendo representada com as siglas Mp. A imagem é de microscopia eletrônica, porque as organelas são estruturas bem pequenas e só podem ser vistas desta maneira.

sábado, 18 de setembro de 2010

Esquema de Célula Procarionte (Báctéria)

Esquema de Célula Vegetal

Esquema de Célula Animal

Célula

Como vocês puderam observar nas postagens anteriores, eu mostrei uma célula vegetal, do catafilo da cebola, e uma célula animal, da mucosa oral, hoje quero apresentar para vocês aqui a definição do conceito Célula,e as diferenças celulares que existem.
O conceito célula, como dito anteriormente foi determinado por Robert Hooke, e representa a menor porção de matéria viva, são as menores unidades funcionais de todos seres vivos. Os organismos multiplicam-se e reproduzem-se através das células.
Dentro da classificação celular temos 2 tipos: células procariontes e eucariontes.
As células procariontes, são as mais primitivas, e o grupo de seres que possui esse tipo de organização celular são as bactérias. Esse tipo de célula é bem simples, não possui núcleo e a única organela presente é o ribossomo, tem citoplasma e membrana plasmática e algumas apresentam uma cápsula de proteção e também alguns flagelos para locomoção.
Já as células eucariontes podem ser animais ou vegetais, possuindo também suas diferenças.
Células animais tem citoplasma, membrana plasmática, ribossomos, complexos golgienses, retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, mitocôndrias, lisossomos, peroxissomos, centríolos, determinados de organelas celulares e o núcleo. As vegetais possuem as mesmas organelas citadas na animal, com exceção dos centríolos, e possuem algumas organelas a mais, como vacúolo, plastídeos e a parede celular.
Nas próximas postagens irei falar das funções de cada organela.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Célula Animal

A foto acima mostra células animais da mucosa oral.  No centro da foto vemos 3 células, meio arredondadas, e conseguimos observar bem a membrana plasmática e conseguimos delimitar o citoplasma. Também ver o núcleo celular, que cada célula possui apenas um.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Célula Vegetal

Na foto acima podemos observar células vegetais, do catáfilo da cebola.
Esse é uma fotografia tirada de um microscópio óptico, em uma objetiva de 40X. Nela podemos observar as células bem aderidas umas as outras, com a sua parede celular bem definida, assim como o seu núcleo celular. Observa-se também que cada célula possui apenas um núcleo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

História do Microscópio

Segundo a histório quem inventou o primeiro Microscópio foi Hans Jassen e seu filho Zacharias em 1590, que eram holandeses fabricantes de óculos. Seu microscópio possuia apenas uma lente, esta descoberta foi com base no telescópio de Galileu, aonde eles perceberam que ao se inverter a lente de visão poderiam ampliar as coisas. Mas nesta época era usado apenas como diversão, para observações de pequenas estruturas.
Acredita-se que foi  Antonie van Leeuwenhoek quem utilizou o microscópio para observar material biológico, com isso foi o primeiro a observar as células, as primeiras a serem vistas foram os glóbulos vermelhos, presentes no sangue,  mas na época acreditava-se que somente o sangue era constituido de pequenas estruturas, e assim não foi reconhecido célula. Somente quando o cientista Robert Hooke em 1663 estudava a cortiça, que ele denominou aquelas pequenas cavidades o nome de célula. A partir daí que surgiram muitos trabalhos falando sobre essas pequenas estruturas, principalmente as vegetais.
Então podemos observar que cada vez mais a história da microscopia avançou junto de outras ciências como citologia e histologia, e cada vez mais as tecnologias foram aperfeiçoadas, vindo a microscopia óptica e a eletrônica.

Microscópi de Hans Jassen



cerebromente.org.br



Microscópio de Antonie van Leeuwenhoek

microbiovirtual.blogspot.com





Microscópio de Robert Hooke 

baby-fazendodiferenca.blogspot.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bem Vindos ao Nosso Mundo Microscópico!

biointerativa.com/tag/microscopia
Esse blog terá como finalidade em suas postagens futuras trazer a oportunidade aos internautas de entrarem em contato com um mundo totalmente desconhecido para muitas pessoas, um mundo impossível de ser visto a olho nu, somente com o auxílio de um microscópico.
O microscópio é um instrumento utilizado para a visualização de estruturas minusculas, utilizado por muitos profissionais, principalemnte os das áreas da saúde, como podem ver a imagem acima mostra a foto de um microscópio óptico.
Este blog terá como finalidade possibilitar o contato deste novo mundo para nossos visitantes.
Eu desejo boas vindas para todos os interesados a participarem conosco.
Obrigada