domingo, 7 de novembro de 2010

Núcleo Celular

O núcleo celular controla todas as atividades celulares. É aonde ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA. Podemos observar que o núcleo possui estruturas próprias como:
Carioteca
Também chamada de membrana nuclear, é um envoltório que engloba o núcleo.
Nucleoplasma
Fluido presente no núcleo, igual ao citoplasma
Histonas
Proteínas responsáveis pela organização do material genético.
Nucléolo
Responsável pela produção de ribossomos.
E no núcleo encontramos o material genético, que pode estar na forma de Cromatina, que consiste no DNA enrolado de uma forma mais “solta” ou na forma de cromossomo, que é sua forma mais condensada e que conhecemos na forma de X.

Foto de microscopia eletrônica do núcleo de uma célula.


Organelas : Centríolos

Cada célula possui um par de centríolos, próximo ao núcleo. Estão perpendiculares um ao outro e atuam diretamente na divisão celular. São constituídos de microtúbulos.

Esquema de um centríolo, a disposição dos microtubulos.

Foto de microscopia eletrônica de um centríolo na célula.

Organelas : Peroxissomos

Organela de extrema importância para o nosso organismo, porque faz uma limpeza intracelular, desintoxicando. Neutraliza várias substâncias altamente tóxicas como peróxido de hidrogênio.
Foto de microscopia eletrônica  de um peroxissomo.


Organelas : Lisossomo

Os lisossomos são formados a partir da fusão de uma vesícula (pinossomo ou fagossomo, produtos da pinocitose ou fagocitose) ou uma organela “morta” com um endossomo. É repleto de enzimas digestivas, e são envolvidos por uma membrana lipoprotéica.
Sua função é fazer a digestão intra-celular.
Esta foto mostra a microscopia eletrônica de um lisossomo.

Neste esquema podemos observar as funcções não só do lisossomo, mas também dos retículos endoplasmáticos e do complexo golgiense.

Organelas : Complexo Golgiense

Organela  antes chamada de Complexo de Golgi é responsável por fazer melhorias em algumas substâncias, como adicionar íons em proteínas e lipídios, armazenar estas substâncias e depois secretá-las quando necessário.
É constituído de uma série de vesículas achatadas e empilhadas, e também vesículas circulares preenchidas com enzimas, chamadas de endossomos que se desprendem do complexo para formar os lisossomos, que serão vistos a seguir.

Podemos observar na imagem um esquema da organela junto a uma foto de microscopia eletrônica que ilustra a estrutura do complexo Golgiense.

Organelas : Ribossomos

Organela responsável pela síntese protéica, existem os ribossomos aderidos, que estão no Retículo Endoplasmático Rugoso, que produz as proteínas que serão levadas para fora da célula, e os ribossomos livres que estão emersos no citoplasma e produzem proteínas para serem utilizadas dentro da célula.
Foto de microscopia eletronica de Ribossomos.



Foto de microscopia mostrando a fita proteica sendo formada, junto a um esquema didático.

Organelas : Retículo Endoplasmático

Esta organela apresenta dois tipos: Retículo Endoplasmático Liso e o Retículo Endoplasmático Rugoso. Os dois retículos estão interligados e localizados próximo ao núcleo.

Na imagem podemos observar um esquema dos dois retículos, aonde o rugoso esta mais próximo ao núcleo e com ribossomos aderidos a sua parede e o liso mais externo, sem ribossomos.

R.E.L (retículo endoplasmático liso)
É responsável principalmente por transportar substâncias, como proteína e também serve como depósito de cálcio.
R.E.R (retículo endoplasmático rugoso)
Tem como função transportar e produzir proteínas, porque possui ribossomos aderidos a sua superfície, mas estas proteínas só são utilizadas fora da célula.
Na imagem A observamos a foto de microscopia eletrônica do R.E.R e na foto B a do R.E.L.